Levada das 25 Fontes

O trilho PR 6.1 acompanha a levada do Risco, a 1000m de altitude, levando o caminhante a uma impressionante queda de água, que cai na vertical formando um risco na rocha.
Se descer ao PR 6, poderá visitar a lagoa das 25 Fontes, formada pelas águas que descem do Paul da Serra e que aparecem misteriosamente por detrás da parede que a forma, onde poderá contar mais de 25 fontes. Reza a lenda que quem aqui mergulhasse não mais apareceria à superfície, tendo tal acontecido a um inglês que quis quebrar a superstição e jamais foi encontrado.
A esta cota predomina o urzal de altitude, com predominância de Erica arborea e de Erica scoparia ssp maderensis e uveira da serra (Vaccinium padifolium). Esta composição vegetal natural modifica-se à medida que descemos, abundando outras espécies, sendo de realçar a presença do raro mocano da serra (Pittosporum coriaceum). Esta área integra a mancha de floresta Laurissilva da Madeira.
Levada do Rei, São Jorge
É entre uma floresta mista, pontuada por alguns exemplares da vegetação indígena, que se pode vislumbrar, logo à partida, as paisagens agrículas panorâmicas de São Jorge e de Santana. Quando o percurso vai a meio, a levada que se estende ao longo da encosta mistura-se com uma imponente floresta natural rica na sua biodiversidade.
Já no Ribeiro Bonito, a sensação é a de estar num verdadeiro santuário natural. O Ribeiro Bonito é uma das áreas onde habita a Floresta Laurissilva - Património Mundial Natural da Unesco desde 1999 -, um verdadeiro cenário intocado.
Levada do Caldeirão Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário