segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Animais da Laurissilva

- Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis) subespécie endémica do arquipélago da Madeira. Ocorre unicamente na Ilha da Madeira em zonas de floresta indígena ou exótica, em zonas de cultivo ou em áreas de vegetação rasteira. Plumagem do peito rosada e parte externa da cauda brancas. Espécie muito abundante na Madeira, onde se deixa observar facilmente nas tradicionais zonas de merenda e ao longo das levadas.



- Bis-Bis (Regulus ignicapillus madeirensis), subespécie endémica do arquipélago da Madeira, ocorrendo regularmente onde ocupa uma variedade de habitats, que vão desde a floresta indígena até à floresta exótica. É a ave mais pequena da avifauna do arquipélago e possui um comportamento inquieto. Espécie abundante sobretudo nas áreas de Laurissilva. Na Madeira apresenta uma tendência populacional positiva.


- Lagartixa da Madeira (Lacerta dugesii) presente em todas ilhas do Arquipélago da Madeira. Ocorre maioritariamente em zonas rochosas (desde praias rochosas a picos montanhosos).



- Almirante Vermelho da Macaronésia (Vanessa vulcania Godart) a sua envergadura chega aos 65 mm. Machos e fêmeas são semelhantes. Fundo alar anterior negro com fortes marcas rosa vermelho. As bandas vermelhas das asas anteriores são interrompidas por três bandas negras incompletas ao longo da margem inferior

3 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blogue!

    Já conhecem o novo projeto LIFE na Madeira sobre a conservação da Laurissilva e o fura-bardos?

    http://life-furabardos.spea.pt/pt/

    ResponderEliminar
  2. É curioso, a gravura do Tentilhão parece ter sido trocado pela de uma Estrelinha de poupa (Regulus regulus teneriffae)

    ResponderEliminar
  3. Parece me que a fotografia da Vanessa vulcania se trata afinal de uma Vanessa atalanta espécie nativa e migratória na Madeira.

    ResponderEliminar